• Equipe Técnica da Valor

Você sabe o que é o PIX?

Atualizado: Out 6

Se você é um dos milhares de brasileiros que não sabe o que é o PIX, fique tranquilo que fizemos esse artigo para sanar algumas das suas dúvidas.

O que é o PIX?


O PIX é a nova modalidade de pagamento desenvolvida pelo Banco Central, que tem o intuito de modernizar as transações financeiras e facilitar a vida dos brasileiros. Com essa inovação será possível que transações sejam feitas de forma rápida segura e em qualquer dia da semana e a qualquer hora.

As transferências que antes eram efetuadas por meio de DOC e de TED faziam com que as pessoas tivessem que lidar com algumas condições, como valores máximos por operações, um grande período de tempo para que elas fossem efetuadas e o fato delas somente serem feitas em dias úteis.


Com o PIX as transações poderão ser realizadas em até 10 segundos e em qualquer horário e dia da semana. Ou seja, as operações serão feitas em tempo real e sem a necessidade de um intermediador, o dinheiro sairá de uma conta e quase imediatamente irá para outra.


No PIX as agências bancárias poderão decidir sobre as tarifas que elas colocarão nas transações, mas as previsões do Banco Central é que esses valores, comparado aos atuais, diminuam devido ao encurtamento da operação uma vez que não haverá necessidade de que haja intermediação entre as transações.


Como funcionará o PIX?


O PIX poderá ser aplicado e utilizado a partir de QR codes estáticos (como quando colocados impressos em alguma loja, possibilitando a definição de um valor para um produto, por exemplo), QR codes dinâmicos (quando são gerados instantaneamente e temporariamente para cada tipo de transição) e links.

Segundo o Presidente do Banco Central, os aplicativos de bancos serão os principais meios de uso do PIX.



Como o PIX poderá ajudar na retomada do crescimento econômico brasileiro?


Segundo João Manoel Pinho de Mello, diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central, o PIX é uma oportunidade para diminuição dos custos de transações financeiras no Brasil, fato que potencializa o crescimento do PIB já que os gastos diminuíram para os empresários.


Além disso, com o PIX haverá uma diminuição no tempo de check out dos clientes, uma vez que ele poderá ser feito instantaneamente e informatizado. Segundo uma pesquisa encomendada pelo Banco Central, 55% das pessoas dariam preferência a varejistas nos quais fosse possível realizar a compra sem precisar de passar por um caixa, dessa forma a alternativa de transação pode ser uma grande aliada para que empresários aumentem a atração de suas clientelas.


No comércio online, o PIX favorece a otimização do tempo no prazo de envio de produtos, pois um pagamento liquidado instantemente faz com que os outros processos da cadeia sejam iniciados mais rapidamente, fazendo com que esses prazos sejam mais curtos.


Se você é um empresário e está animado com as facilidades que o PIX pode trazer para o seu negócio e já está fazendo o planejamento financeiro visando garantir as estruturas para adequá-lo à essa nova modalidade de transação, clique aqui para fazer uma simulação de crédito para que sua empresa saia na frente e tenha toda a infraestrutura necessária para ter acesso a essa tecnologia.


Referências: Nubank, Infomoney e Febraban



10 visualizações

Rua Ceará, 1337 - Funcionários - Belo Horizonte

© 2020 - Grupo Valor