• Equipe Técnica da Valor

Segundo IBGE, o índice de atividades turísticas tem alta de 19,8% em junho.



O IBGE liberou nesta última quinta (13) a relação do desempenho das atividades turísticas em junho de 2020, nós da redação da Valor Operações Financeiras trouxemos algumas informações importantes desse estudo para você.


O índice de atividades turísticas cresceu 19,85% em junho comparado com o mês de maio, essa é segunda taxa positiva consecutiva totalizando um acúmulo de 28,1%. No entanto, apesar desse resultado positivo, ele não é suficiente para compensar a expressiva perda de 68,1% acumulada entre os meses de março e abril.


Esse resultado deficitário ocorreu devido ao fato de que as medidas preventivas ao espalhamento do COVID-19 atingiram de forma mais rápida e intensa as empresas que fazem parte de atividades turísticas, principalmente, empresas de transporte aéreo, bares e restaurantes.


Todas as regiões do Brasil tiveram uma grande melhora, porém destacam-se os estados de São Paulo (19,6%), Rio de Janeiro (23,7 %), Minas Gerais (17, 2%), Santa Catarina (26,1%) e Paraná (17,9%).


Na comparação com junho de 2019, os resultados não são animadores, houve uma retração 58,6% no turismo brasileiro, configurando a quarta taxa negativa deste ano. Em termos regionais o recuo se destaca nos estados de São Paulo (-59,5%), Rio de Janeiro (-50,8%), Minas Gerais (-54,0%), Bahia (-70,9%) e Rio Grande do Sul (-64,8%).


Em relação ao acumulado de janeiro a junho de 2020, foi relatada uma queda de 34,6%, esse número é decorrente do declínio dos ramos de restaurantes, transportes aéreos, hotéis, rodoviário coletivo de passageiros, bufê e outros serviços de comida preparada.


Portanto, se a sua empresa é do ramo turístico você pode respirar mais aliviado, ainda que os resultados não sejam ótimos comparados ao do ano anterior, o mercado está se recuperando. Aproveite a melhora do cenário para organizar as finanças do seu negócio, a Valor Operações Financeiras tem ótimas opções de crédito estruturado que podem ajudar o seu empreendimento.


Todos os dados foram tirados do editorial de Estatísticas Econômicas do IBGE


7 visualizações

Rua Ceará, 1337 - Funcionários - Belo Horizonte

© 2020 - Grupo Valor