• Equipe Técnica da Valor

Otimize as finanças da sua empresa.

Atualizado: Set 9


Diante dos desafios provocados pela pandemia do novo coronavírus, os empreendedores vêm repensando seus custos. Cortes de gastos são necessários e importantes, mas precisam ser milimetricamente calculados para que não comprometam a saúde do negócio e gerem impactos, não provenientes da situação incontrolável gerada pela pandemia, mas sim devido a uma má gestão. Por isso, ter calma e pensar bem nas decisões antes de tomá-las é essencial para que os empresários mitiguem os efeitos da crise.

Para fazer uma boa decisão de cortes, é necessário que todos os gastos da empresa estejam organizados e registrados para que seja executável uma avaliação minuciosa, além de saber calcular os custos fixos mensais do negócio. Dessa forma, é possível que haja uma previsão das projeções e de quais gastos são menos necessários que os outros.

Diante dessa realidade, nós da equipe da Valor, em conjunto com informações fornecidas pelo SEBRAE, estamos separando algumas dicas de cortes que podem ser feitos sem danificar a integridade da sua empresa.

Variedade de Produtos

Analise quais produtos comercializados possuem um melhor desempenho e quais geram pouca receita ou não geram receita alguma. A partir dessa avaliação, mantenha apenas aquele que realmente tem algum impacto positivo no seu caixa. A premissa de ter um estoque variado somente funciona quando o consumidor tem um maior poder de compra ou quando há vontade de conhecer novos produtos, ambas as realidades não são o comportamento atual do consumidor brasileiro que foi altamente afetado pela crise.

Bancos Diversos

Analise quais bancos oferecem serviços essenciais para o seu negócio e quais agregam menos a ele. Ter contas em bancos variados significa pagamento de taxas variadas também. Sugerimos que mantenha a relação com um ou dois bancos no máximo, para evitar o pagamento de tarifas desnecessárias.

Uma boa opção também é ter relação com bancos digitais umas vez que possuem taxas reduzidas ou nulas, são seguros e oferecem atendimentos em diferentes canais.

Dívidas

Algumas medidas foram adotadas pelo Governo Federal para auxiliar o pagamento de dívidas para os empresários e o acesso ao crédito, veja se sua empresa pode se beneficiar de alguma delas. Além disso, os bancos aumentaram o prazo de pagamento de dívidas e empréstimos para micro e pequenas empresa, permitindo que empresários tivessem alívio e um aumento de tempo para o planejamento das finanças de seus negócios.

No entanto, o mais importante é que a Valor Operações Financeiras possui estratégias para disponibilização de créditos estruturados, que podem ajudar a sua empresa a diminuir a sua dívidas com grandes instituições bancárias. Por exemplo, você pode fazer a substituição da sua dívida por outra com taxas menores e prazos maiores com a modalidade de substituição de dívida bancária da Valor.

Investimentos

Se você tem algum investimento pode ser uma boa alternativa reduzir os aportes e criar uma reserva de emergência. Ter uma verba de contingência pode ser uma boa opção para lhe auxiliar em tempos imprevisíveis.

Redes Sociais

Analise se o valor gasto com anúncios em redes sociais está tendo retorno na captação de clientes ou no aumento da demanda de seus serviços ou produtos, caso perceba que o retorno não está sendo o desejado realoque este investimento. Por exemplo, trabalhe melhor as técnicas de conversão orgânicas, como otimização dos seus posts para busca no Google. Trabalhe com qualidade, quantidade muitas vezes não traz retornos palpáveis.

13 visualizações

Rua Ceará, 1337 - Funcionários - Belo Horizonte

© 2020 - Grupo Valor